Introdução ao Lean Manufacturing

Introdução ao Lean Manufacturing (8 hrs)

As organizações lucrativas olham para as oportunidades, sejam internas ou externas, por uma perspectiva de indústria de classe mundial. Para permanecer competitivo elas buscam obter um melhor desempenho em agilidade, velocidade, flexibilidade, qualidade e controle de custos.

O Lean Manufacturing ou Mentalidade Enxuta é uma filosofia gerencial baseada no “Sistema Toyota de Produção” e visa agregar valor, segundo a ótica do cliente final, e eliminar desperdícios.

Objetivos

Entender os princípios da mentalidade enxuta e aplicar nas organizações, agora orientadas para resultados.

Nesse disciplinado sistema de produção, focado em processo, o objetivo é de minimizar o consumo de recursos que não adiciona valor ao produto.

Metodologia

Visita à empresa contratante para identificação do processo de produção e identificação de oportunidades de melhorias. Exposição interativa dos conceitos e simulação de produção enxuta, passando por todas as fases conceituadas até chegarmos a uma “produção puxada”, ou seja, por demanda.

Programa

  • Uma breve história da Lean Manufacturing
  • Sistema de Produção Tradicional versus Sistema Lean
  • Princípios Lean Manufaturing
    _ Mentalidade Enxuta
    _ O que é Lean Manufacturing
    _ Foco no desperdício
  • Value Stream Mapping
    _ O que é
    _ Mapa do Estado Atual
    _ Mapa do Estado Futuro
    _ Métricas e simbologia
  • Lean Value Stream
  • Chave para o sucesso em Lean

Benefícios

Essencialmente, tonar as organizações mais competitivas. Por meio do Sistema de Produção Enxuta, encontrar caminhos para redução de desperdícios, melhorando a eficácia no atendimento das necessidades do cliente final, agregando mais valor a este, com menor custo para sua empresa. Redução de Lead Time, Espaço de Fábrica, Estoques e Work-in-process.

Voltar - Estratégias e Produção