Gestão Ativa de Projetos

Gestão Ativa de Projetos (16 hrs) - Fazer Acontecer Conforme o Previsto

Como parte de estratégias para diferencial competitivo, os projetos de qualquer natureza requerem ações técnicas e comportamentais que coloquem em prática, de forma pró-ativa, as soluções necessárias e desejadas.

Concluir um projeto no prazo previsto, sem estourar o orçamento, é um enorme desafio que empresas e pessoas enfrentam em todo o mundo. Só uma gestão ativa e dinâmica consegue implantar desde um pequeno projeto administrativo até um empreendimento de vulto.

Objetivos

Desenvolver competências para gerir projetos pessoais, profissionais e organizacionais, aprofundar com os participantes conceitos e práticas, consolidando os pontos essenciais de planejamento e controle para obtenção do sucesso de implantação.

Quem deve participar

Profissionais ligados direta ou indiretamente à administração de projetos, tanto internos quanto para clientes.

Metodologia

Exposição didática com discussão de casos de sucesso e alerta para as "armadilhas" das interferências. Exercícios básicos de aplicação.

Programa

I – Análise e Definição:

  • Como definir Projeto e seu Ciclo de Vida para:
    _ Lançamento de um novo produto/serviço
    _ Construção ou expansão de empreendimentos
    _ Implantação de Mudanças Organizacionais
    _ Adoção de um novo Programa de Desenvolvimento
  • Objetivos do Projeto
  • Estruturas Organizacionais - Conexão com Estratégias do Negócio
  • Resultados Esperados - Levantamento das Necessidades do Usuário
  • Macro atividades
  • Análises de Riscos e Custos versus Viabilidade do Projeto

II – Implantação:

  • Planejamento: o elemento-chave
  • Desenvolvimento
    _ Identificação das Fases-Chaves
    _ Ferramentas de programação e controle de execução
    _ Papéis na Implantação de Projetos
    _ Como organizar equipes para implementar Projetos
  • Recursos
    _ Os impactos das interferências e das tarefas interdependentes de recursos limitados
    _ Como subcontratar parceiros de Projeto
    _ Vivência em Administração de Projetos e Contratos

III – Acompanhamento, Controle e Avaliação:

  • Medidores de Desempenho da Execução
  • O "Custo" dos atrasos e reprogramações
  • Critério de decisão baseado em “Descarga” ou “Refluxo” econômico
  • Pré-operação e operação do projeto
  • Documentação

Benefícios

  • Fazer uma coordenação pró-ativa dos subfornecedores e terceiros
  • Antecipar soluções para manter o empreendimento sob controle
  • Dissecar projeto e compromisso com prazos
  • Programar e Controlar a Execução Física e Financeira
  • Apresentação e Cálculo de Redes
  • Fazer relatório de Progresso e Status
  • Fazer encerramento de contrato
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